Aumente a duração dos pneus remold do seu carro

Depositphotos_101079584_s-2019 (1)

É muito importante dar atenção especial a duração dos pneus do seu carro. Além de serem componentes fundamentais para o seu veículo rodar, a manutenção reflete diretamente na segurança dos passageiros do automóvel.

É claro que esse tipo de cuidado pode ser feito com economia, por isso, é importante saber aumentar a duração deles e também quando é hora de fazer uma troca, evitando maiores danos. O pneu remold é uma das melhores opções disponíveis nessa hora pois, passam por uma reestruturação completa para poder ser utilizado novamente. 

Mas atenção, é comum algumas pessoas confundirem com o pneu recapado, que tem somente a aplicação de borracha sobre a estrutura do pneu antigo refeita. Já o remold, para ser colocado em uso, passa por um processo de transformação bastante criterioso.

Processo de transformação do pneu remold

O início da construção do pneu remold se dá a partir do momento em que as carcaças de pneus chegam para o fabricante. Quando isso acontece, todas elas são avaliadas, enquanto parte é descartada, o restante segue no processo. Assim, as carcaças selecionadas são encaminhadas para estações de inspeção. Lá, elas são infladas e passam por nova avaliação, na qual recebem reparos se estiverem com algum tipo de defeito.

Estando em condições de serem transformadas em pneu remold, elas vão para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem. Assim, ficam completamente lisas e recebem aplicação de cola líquida. Na sequência, uma camada de borracha, responsável por formar a banda de rodagem, também é acrescentada ao pneu.

Depois disso, a borracha anti-quebra lateral é aplicada e, posteriormente, as carcaças seguem para serem vulcanizadas. Para finalizar, após esfriarem, elas vão para a estação de limpeza, na qual recebem a última inspeção, então, o pneu remold está pronto para ser usado.

Vantagens do pneu remold

Quando pensamos nas vantagens do pneu remold, a primeira que vem à tona é o preço. Esse modelo pode custar até 50% menos do que um pneu novo. Além disso, o pneu remold vai bem em percursos urbanos, onde se mantenha uma velocidade de nível médio. Ou seja, geralmente apresenta um bom desempenho ao rodar na cidade.

Outra importante vantagem é que o pneu remold é aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Portanto, caso opte por comprar este modelo, lembre-se de conferir se ele apresenta o selo do instituto. Além das vantagens relacionadas aos valores e à utilização, o processo de fabricação é melhor para o meio ambiente. Afinal, reaproveita carcaças de pneus, diminui o acúmulo de lixo e tem menos petróleo envolvido em sua produção do que em modelos novos.

Aumente a durabilidade dos pneus do seu carro com nossas dicas:

1. Evite encostar na guia

Quem nunca encostou na guia na hora de estacionar o carro? Na maior parte das vezes, encostar na guia somente provocam arranhões e sujam a bandagem do pneu. Mas, em outros casos, o atrito pode acabar rasgando ou estourando o pneu, além de afetar o alinhamento do veículo. Então uma boa dica na hora de fazer seus pneus durarem mais é evitar encostar na guia.

2. Compre pneus de qualidade

Sempre que você for comprar pneus novos para o seu carro, verifique a profundidade dos sulcos dos pneus. Pneus importados ou de origem duvidosa podem ser produzidos com normas diferentes dos pneus comercializados nas lojas autorizadas. Optar por um pneu muito barato pode resultar em trocas frequentes fazendo com que o barato venha a sair mais caro.

3. Mantenha seu carro alinhado

Muitas pessoas se assustam quando percebem o desgaste nos pneus provocado pelo desalinhamento do carro. Dependendo do grau de desalinhamento do veículo, os pneus vão embora sem que você se dê conta. Por isso, no que diz respeito aos cuidados com o pneu, sempre mantenha o seu carro alinhado e balanceado, para fazer com que eles durem mais.

4. Evite pneu usado

Também conhecidos como “meia vida”, apesar de serem pneus econômicos, eles podem não ser a melhor escolha para o seu carro. Quando for necessário comprar um pneu meia vida, verifique se o mesmo não possui nenhuma deformidade ou bolha. As deformidades podem levar ao desgaste repentino e você não vai usufruir do pneu.

5. Evite esterçar o volante com o carro parado

Quando você estaciona o carro ou muda de sentido em uma via estreita, precisa manobrar o veículo. É importante esterçar o volante com o carro em movimento, pois quando você realiza a manobra com o carro parado, o peso todo fica concentrado em uma única região do pneu, gerando desgaste.

6. Calibre os pneus

No que diz respeito aos cuidados com o pneu, a calibragem é um dos pontos mais essenciais. Rodar com o pneu murcho pode reduzir a vida útil em até 50%. Com a maior estabilidade, economia no esforço do veículo, equilíbrio do automóvel e a segurança também fica garantida. Deste modo, motoristas, passageiros e os demais envolvidos com o trânsito, nas grandes cidades ou estradas, estarão mais protegidos.

7. Rodízio dos pneus

O rodízio permite que o desgaste nos quatro pneus ocorra de forma uniforme. Além de prolongar a vida útil, o rodízio ainda permite que você note precocemente problemas de desalinhamento.

8. Controle a velocidade

Quanto maior for à aceleração do carro e a temperatura dos pneus, maior será o desgaste deles. Por isso, evite rodar em alta velocidade por muito tempo pode fazer o seu pneu durar mais e evitar consequências futuras causadas pelo aumento da velocidade constante.

9. De olho nas frenagens

Evite ao máximo realizar frenagens bruscas, pois elas danificam e intensificam os desgastes nos pneus. Além disso, também são causadoras de acidentes!

Dicas finais sobre o pneu remold e sua duração

Para finalizar, selecionamos algumas dicas com as quais você deve se atentar com relação aos pneus, seja o pneu remold, ecológico ou algum outro tipo. Em primeiro lugar, certifique-se que o local onde você comprará seja de confiança, especialmente no caso do remold. Caso contrário, pode acabar levando um produto com menos qualidade do que deveria.

Antes de comprar o pneu, verifique se o modelo é mesmo o correto, tanto para a roda quanto para o automóvel. Confira o manual do proprietário para encontrar as especificações, como largura, relação de aspecto, diâmetro da roda e capacidade de carga. Tudo isso influencia no desempenho.

Fique sempre atento ao estado dos pneus! Se eles já estiverem com a vida útil ultrapassada, podem representar um risco à sua segurança e de todos os que andam com você no veículo. Além disso, estar com os pneus preservados possibilita economizar combustível, já que o contato com o solo influencia nesse quesito.

Gostou das dicas sobre como cuidar da duração e prolongar a vida dos pneus do seu carro? Tem mais alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter