09 cuidados com o carro antes de viajar

Depositphotos_120521606_s-2019 (1)

Nas férias, viajar é um dos momentos mais esperados, mas é necessário ter cuidados com o carro para evitar uma possível pane no veículo e não estragar todos os planos. Portanto antes de colocar o carro na estrada é fundamental realizar uma revisão. A revisão automotiva é um aspecto muito importante, visto que de nada adianta ter um carro econômico e confortável, se ele apresentar algum defeito que possa comprometer sua segurança.

Mas como saber quando ter cuidados com o carro e mandá-lo para a revisão? É fácil de saber, pois essa informação consta no manual do proprietário do seu veículo. Em geral, é a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 06 meses – o que vier primeiro. Por exemplo, se você roda muito com o veículo, talvez alcance os 10 mil quilômetros em apenas 02 meses, sendo necessário fazer revisão com apenas 02 meses de uso do veículo. Agora, se o seu veículo é pouco utilizado, a regra a seguir é a de tempo de uso. 

Mesmo assim, não importa se usou muito ou pouco o veículo: se alcançou os 06 meses, ele precisa de cuidados, até porque algumas peças se desgastam mesmo com ele parado. Junto com a preocupação de não haver algum imprevisto com o automóvel, vem a grande dúvida: “Quais cuidados com o carro preciso ter antes de viajar?“

Talvez, nunca alguém tenha lhe dito exatamente quais medidas preventivas devem ser adotadas antes de pegar a estrada. Mas isso está prestes a mudar, pois, a partir de agora, você verá 09 dicas importantes sobre os cuidados com o carro que você precisa tomar antes de viajar.

Pneus

Seus pneus são a única ligação que você tem com a estrada e, por este motivo, você deverá tratá-los muito bem. Primeiramente, pegue um medidor de pressão e verifique a pressão interna de cada pneu e compare com a medição indicada pela montadora. 

Além disso, pneus carecas são grandes causadores de acidente por perderem a aderência, aumentando o risco de aquaplanagem. Observa o marcador, se estiver no mesmo nível da superfície do pneu, significa que é hora de realizar a troca. 

É fundamental que você tenha um pneu de boa qualidade no estepe, pois muitas pessoas colocam pneus de segunda linha ou muito gastos para o estepe correndo risco em casos de emergência, por isso inclua a calibragem do estepe na inspeção e se estiver com bolhas deve ser substituído para evitar que aconteça uma explosão. 

Os quatro pneus, mais o estepe precisam estar calibrados. Não esqueça de fazer um alinhamento e balanceamento caso necessário, o desalinhamento tira a estabilidade e pode prejudicar a banda de rodagem do seu pneu. Se você tem dúvidas sobre como calibrar os pneus, confira nosso texto no blog que te ensina a fazer a calibragem de pneus do seu carro.

Fluidos

Se o prazo de troca do líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão,  estiverem próximos, é bom adiantá-los. O mesmo vale para o fluido de freio, direção hidráulica e embreagem. Principalmente, em viagens longas, o motor do carro é submetido a um esforço maior e, possivelmente, terá um consumo maior.

Até porque os fluidos de transmissão são o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando. Nesse caso, você deve procurar um fluido de transmissão limpo e sem flocos de metal. Se você encontrar pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, leve o seu carro ao mecânico imediatamente. Por isso, quando for planejar a viagem, verifique a quilometragem que será feita, incluindo passeios que pretende fazer com o veículo ao chegar ao seu destino.

Limpador de para-brisas

Limpadores de para-brisas e desembaçadores devem ser verificados, pois as palhetas podem ficar ressecadas e impedir o escoamento adequado da água. Não deve-se esquecer de conferir o nível do reservatório de limpeza. Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. 

Lave a borracha das palhetas apenas com água. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, é bom levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante, caso comece a chover você estará protegido. 

Parte Elétrica

A iluminação do veículo garante uma boa visibilidade em viagens noturnas, e sinaliza frenagens (luz de freio), mudança de direção (setas) e ajuda na segurança em dias com pouca visibilidade (neblinas e chuvas), portanto verificar o bom funcionamento das lâmpadas do seu carro ou moto é fundamental, e evita possíveis multas de trânsito. 

Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Não se esqueça de verificar a lâmpada da placa, caso esteja queimada você pode ser penalizado por um guarda de trânsito. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

Filtros

Filtro de óleo do motor, combustível e ar são fundamentais para o bom funcionamento do motor, deixar que o prazo ideal de troca passe faz com que os mesmos possam acumular sujeira e até mesmo entupir, consulte o manual do veículo e acompanhe sempre o período de troca.

Após esse processo, veja o quanto de poeira e sujeira o filtro tem recolhido. Se ele ainda for majoritariamente branco, provavelmente está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo.Na prática, a utilização de um filtro sujo causa a diminuição da vida útil do motor e o aumento do consumo de combustível.

Água do radiador

Outro importante cuidado com o carro antes de viajar é revisar a água, ou o líquido de arrefecimento, pois o sistema de arrefecimento é responsável por manter correta a temperatura de funcionamento do motor. Portanto, sempre respeite o limite de troca do líquido do radiador, não deixe o mesmo em níveis abaixo do recomendado e peça para o seu mecânico avaliar o funcionamento da bomba d’água, ventoinha e válvula termostática.

O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro não foi desligado recentemente, pois neste caso a tampa do reservatório estará quente. Feito isso, abra a tampa e verifique se tem água no reservatório. Se não tiver o suficiente, adicione água.

Freios

Verifique as pastilhas, lonas, discos ou panelas do seu carro, a confiabilidade do freio é primordial, principalmente em trechos serranos. O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados, tanto o tradicional quanto o de mão. 

Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa. Uma falha nos freios do veículo é sempre perigosa, ainda mais em uma estrada, com a velocidade mais alta, e com sua família dentro do veículo.

Suspensão

A estabilidade do seu veículo é agravada quando a suspensão não está em bom funcionamento, pivôs, buchas, terminais, bandejas e molas precisam ser avaliadas pelo seu mecânico. O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as bandejas, os pivôs e outros também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada.

As condições do pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão. Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada ou direção desalinhada – o carro puxa para um dos lados; no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica, que pode acontecer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

Dica extra para ter cuidados com o carro na hora da viagem

Acessórios e Ferramentas

É sempre bom ter uma pequena caixa de ferramentas em seu veículo, certificando-se sempre que ela esteja completa para te economizar tempo e dinheiro. Chave de roda, estepe e triângulo e macaco, esses quatro itens garantem que você não fique na rua por um simples pneu furado. Por fim, é super importante manter a calma desde o início do problema. Imprevistos podem acontecer. Nem sempre é possível evitá-los. Se for algo simples, como uma troca de pneus, você mesmo pode fazer. Caso seja algo mais complexo, chame um mecânico de sua confiança. Gostou? Deixe um comentário ou acesse nosso blog para ter mais informações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter